Ano Lectivo 2009/2010

O nosso Projecto Curricular de Turma é Cuidar da Terra Aprendendo a Reduzir, Reutilizar e a Reciclar.

13 de janeiro de 2010

O Inverno é frio...

Conversámos sobre: as características climatéricas do Inverno; as roupas a usar nesta época do ano; os animais que vivem em regiões muito frias do planeta (por ex. o Pólo Norte e o Pólo Sul).

Observámos fotos dos referidos animais.






(Estas fotos foram retiradas da internet, sendo a maioria do site do National Geographic)



Aprendemos a canção



O Inverno é mau
O Inverno é mau
traz chuva chuva, traz frio
O Inverno é mau
Que mau é o frio.
...
Mas eu pr'a esquecer
vou correr, vou saltar
O Inverno assim
Não é mau pr'a mim.

Continuamos a trabalhar no trabalho de expressão plástica, sobre as personagens da história Quiquiriqui , que irá continuar e as crianças estão a gostar de participar.

11 de janeiro de 2010

Actividades de Hoje

Hoje, a partir da história Quiquiriqui, iniciámos o trabalho de expressão plástica, que planeámos (na 6ªfeira).


Este trabalho consiste em representar as personagens da referida história - o pintainho Quiquiriqui, a mãe Galinha e o Gato Pelado. Para tal iremos realizar uma colagem de bolinhas de papel crepe, de modo a preencher a forma / o desenho das personagens.


Por sugestão das crianças, mais tarde iremos fazer, com a mesma técnica o pote, onde a mãe e o filhote se esconderam do gato, que os procurava.

As crianças cortaram com a tesoura pedaços de papel (6ª feira) e hoje fizeram bolinhas de papel em amarelo, cor-de-laranja, preto e cinzento-claro (as cores necessárias). Amanhã iniciaremos a sua colagem.













Como já se referiu, anteriormente, trata-se de um trabalho de todo o grupo. Todas as crianças manifestaram interesse e entusiasmo em participar neste pequeno projecto.

As crianças hoje aprenderam um Jogo Tradicional e uma Rima Infantil:



A galinha Josefina
(Rima Infantil)

A galinha Josefina
Pôs um ovo em palha fina
E tratou de o aquecer
Para o seu filho nascer.
O filho nasceu, cresceu
E que belo galo deu:
Có-co-ró-co-có!





... onde se meteu a galinha?... quem será
que encontra o ovo?... olha o pinto,
como pia?... e o galo, já cantou?





Um gatinho
(Jogo Tradicional)




Um gatinho,
Dois gatinhos,
Três gatinhos,
Quatro gatinhos,
Cinco gatinhos.
Encontraram um ratinho…
E o ratinho fugiu, fugiu, fugiu!



…dá-me a tua mão… cada
Gatinho irá beliscar um dos
Dedos… ronronando muito
Matreiros… ate que na palma
Da mão surja um ratinho a
Andar em círculos à procura
De saída… repentinamente,
Fugirá muito rápido pelo braço
Acima… fazendo cócegas até
Ao pescoço… outra vez?...




Hoje também fizémos Grafismos (será adicionada foto).

8 de janeiro de 2010

Uma Canção Favorita

Esta canção é uma das canções ensinadas este ano lectivo e uma das favoritas das crianças, por isso a sua letra aqui fica, para que as crianças a possam partilhar mais facilmente.



O elefante extravagante

O elefante extravagante.
O chimpanzé a coçar o pé.
O canguru que salta atrás do gnu.
E olhem pr’á galinha que linha!



A partir desta canção a crianças aprenderam novo vocabulário e puderam consultar o nosso livro grande dos animais (uma enciclopédia), para visualizar o animais mencionados nos versos da mesma.
É também uma óptima canção, para brincar / utilizar as diferentes sonoridades das palavras e ainda fazer a mímica e os movimentos, que a mesma nos sugestiona.

As Canções

Estas canções, que as crianças aprenderam, foram seleccionadas tendo em conta a história apresentada (Quiquiriqui).



Plim, plim a galinha...

Plim, plim a galinha pôs o ovo - bis
Plim, plim pr’a nascer o pintainho - bis
E quando o pinto nascer – bis
Fica o ovo estaladinho.

Meu amigo gato


Meu querido amigo gato
Meteu o nariz no prato
E bebeu o leite todo
Até ficar bem farto

Quiquiriqui - A história

Texto de Marisa Núñez, a partir de um conto popular birmanês

Ilustrações de Helga Bansch


Quiquiriqui é um pintainho que, por não conseguir resistir ao bolo maravilhoso que a mãe preparou, esquece-se da promessa que tinha feito ao Gato Pelado para que este não o comesse.





Quiquiriqui é uma adaptação livre de um conto tradicional birmanês que fala sobre a necessidade de prestar atenção aos bons conselhos, da importância de cumprir as promessas e da dificuldade que aprender a partilhar implica.



O pintainho provoca a fúria do gato ao não deixar-lhe nada para lanchar, mas a compreensiva Mamã Galinha protegerá o seu pequenino, ajudando-o a sair deste mau bocado e dando-lhe outra oportunidade de aprender a lição.


As ilustrações luminosas, de cores vivas, muito de acordo com o ritmo do texto, contribuem para perfilar com mestria os sentimentos das personagens: a inquietação do pintainho, a ternura da galinha, a fúria do gato...



Esta história trata de valores morais, como já se referiu: aprender a partilhar; aprender a cumprir as promessas; aprender as escutar os conselhos (dos pais / educadores), permitindo ao mesmo tempo falar de sentimentos e emoções como as assinaladas ( inquietação, fúria, ternura).
Estes são aspectos muito importantes e estão a ser tratados / explorados com as crianças, através de conversas à volta da história, do enredo / acção, das personagens.
Também projectámos um trabalho de expressão plástica, que iremos concretizar e partilhar em grupo. Esta foi uma ideia proposta, à qual as crianças aderiram.

Estamos em Janeiro

Estamos em Janeiro, estamos no novo ano de 2010.


Para além de ter terminado o mês de Dezembro, terminou também o ano de 2009. Por isso, foi necessário aquirir um novo calendário, que nos conduza durante os doze meses do ano.



O Nosso Calendário Novo





















(Madalena Matoso foi galardoada com o

Prémio Nacional de Ilustração em 2009)



O final do ano anterior, a entrada de um novo ano, de um novo mês e a necessidade de adquirir um novo calendário foram aspectos tratados com as crianças, no sentido de as contextualizar no tempo cronológico em que nos encontramos e de as ajudar, gradualmente, a construir noções de tempo:


O Ano Novo;

O Ano de 2010

O mês de Janeiro;

Janeiro é um dos meses do Inverno.



«As referências temporais são securizantes para a criança e servem como fundamento para a compreensão do tempo: passado, presente, futuro; contexto diário, semanal, mensal, anual.» In, Orientações Curriculares para a Educação Pré - Escolar. Min. Ed. 1997.



Estamos em Janeiro

«Pintainho de Janeiro vai com a mãe ao poleiro» - este adágio foi ensinado às crianças com dois objectivos:

1º Brincar com as Palavras - carácter lúdico;

2º Transmitir um aspecto da nossa identidade cultural.



Deste mesmo Adágio partimos para a história Quiquiriqui (OQO Editora. Espanha 2006) e para o ensino / aprendizagem de duas novas canções.


6 de janeiro de 2010

Dia de Reis

Hoje celebrámos o Dia de Reis, terminando assim as festividades inerentes ao Natal e vivemos mais uma tradição.

Não é demais lembrar, que viver as festas e as nossas tradições são aspectos extremamente importantes para o bem - estar social e para o desenvolvimento do todo o ser humano.

As crianças e a equipa pedagógica da Sala Azul realizaram / participaram em actividades na sua própria sala e também numa actividade, que envolveu toda valência de jardim-de-infância e algumas salas de creche e cantaram os Reis e as Janeiras e também houve Bolo-rei.

Nas actividades da sala as crianças:

Aprenderam uma canção, para cantar os Reis





Escutaram a história Os Reis Magos, de José Jorge Letria (a divulgar);

Fizeram um desenho alusivo aos Reis Magos e ao Menino Jesus;

Usaram as suas coroas com «pedras preciosas»

(coladas por si próprias na coroa de cartolina, no dia anterior)




Um aspecto muito interessante e revelador de entusiasmo e fantasia / imaginação foi o facto de algumas crianças terem pedido aos pais:



Para chegar cedo à escola, porque hoje era o Dia de Reis;

ou

Um penteado diferente

ou

uma roupa especial, porque hoje elas (crianças) iriam ser reis e raínhas.

Como um presente de Natal

Logo a seguir ao Natal a Sala Azul teve uma surpresa!

Uma das floreiras tem bolbos, que já germinaram. Foi como um presente, que a natureza nos ofereceu.

Os Crocos foram os primeiros, como se pode ver na foto.





Bolbo de Croco germinado.

5 de janeiro de 2010

Natal é Tempo de Festa

Tempo de Festa é todo este período, que todos temos vivido: o Natal, o Ano Novo e, amanhã, o Dia de Reis a terminar.

Muitas emoções, sorrisos, gargalhadas, cantar, dançar, escutar e contar histórias, actividades de expressão plástica, a preparação da nossa Festa de Natal, fazer o presente de Natal, com todo o carinho e entusiasmo, para dar à mãe e ao pai , caracterizaram as vivências de todos nós nesta quadra festiva.

Aprendemos algumas canções de Natal. Aqui fica a letra de uma delas...



Toca o Sino
...
...

Toca o sino pequenino, sino de Belém
Já nasceu o Deus Menino, para o nosso bem.
Toca o sino pequenino, alegre a cantar.
Já nasceu o Deus Menino, para nos salvar.





Sinos de Natal


Pintámos com esponjas e colámos estrelas, que foram feitas de embalagens vazias de perfumes. Reutilizamos estas embalagens e demos brilho aos nossos Sinos de Natal.

O Presente de Natal.




A Nossa Árvore de Natal feita pela crianças.






A Estrela maior no topo da árvore foi feita com cápsulas de café Nespresso, as outras estrelas foram feitas com pauzinhos de gelado pintados com tinta dourada e colados de modo a formar as estrela; a árvore foi foi feita com tubos do rolo de papel higiénico e de papel de cozinha pintados.

30 de dezembro de 2009

2010 - Ano Novo

A Sala Azul deseja a todos




Votos de que o Ano
2010
Nos traga as maiores Alegrias!

19 de dezembro de 2009

Natal e Brincar para Crescer

Este é um artigo interessante sobre o desejo, que toda a criança tem, de receber o seu brinquedo preferido no Natal e, também, sobre a importância fundamental, que a actividade Brincar desempenha no desenvolvimento das crianças. Ao mesmo tempo refere os brinquedos adequados e as normas de segurança dos mesmos.


Brincar Para Crescer

Feliz Natal

A Sala Azul deseja a todos os votos de um Feliz Natal



A Estrela Mágica do Natal

Esta é uma linda história sobre a Magia Natal e o seu significado: Família, Alegria, Partilha e Amizade.

Nesta história o passarinho Robin procura uma prenda de Natal especial, para oferecer ao seu amigo Ursinho. O passarinho quer oferecer algo mais que o seu canto, como faz todos os dias.

Com a ajuda do Pai Natal, o Passarinho Robin encontra A Estrela Mágica do Natal, que oferece ao seu amigo. Ao receber esta prenda o coração do ursinho encheu-se de alegria e calor, trazidos pela magia da Estrela de Natal. Mas, para o Ursinho a verdadeira magia está na amizade e no canto do pequeno Robin.



2 de dezembro de 2009

O Natal está a chegar...

O Natal está a chegar, por isso já se realizaram algumas actividades em torno desta festividade tão fascinante, tanto para crianças como para adultos.

Depois de já termos: Conversado sobre o significado e tradições do Natal; Escutado canções e histórias de Natal; Iniciado actividades de expressão plástica inerentes a esta quadra.


Hoje as crianças assistiram ao espectáculo O Pai Natal e o Duende Diabrete.
























Este espectáculo trata da chegada do Natal com as suas tradições e, é claro, da vinda do Pai Natal. O qual em breve virá com as suas renas colocar presentes nas chaminés, para todos os meninos.

Como as crianças referiram este espectáculo teve música; o Pai Natal, o Duende, a Rena Rudolfo; luz, que parecia estrelas de fogo; disparo de confetis brancos, que parecia neve.

Outros comentários após o espectáculo:

O Pai Natal estava cansado, porque é velhinho;

O meu pai emprestou as botas ao Pai Natal;

Porque é que os senhores (actores) têm tantas coisas?


Esta última questão levou-nos a uma outra:

- O que é necessário para um espectáculo de teatro?

A resposta encontrada em grupo:
- Roupas especiais
(Neste caso: de Pai Natal, de Duende e de Rena)
- Música
- Aparelhagem de som
- Microfone
- Actores
- Espaço (ginásio)
- História para contar
e
- Bilhete de ingresso

29 de novembro de 2009

Fui ao Jardim e vi...

Fizemos um Jogo de Palavras, que permite desenvolver capacidades linguísticas e a criatividade:

Fui ao Jardim e vi ...


...o sol;

...as flores;

...as árvores;

...a relva;

...as folhas;

...os arbustos;

...a Celeste;

...o Capuchinho Vermelho;

...o lobo;

...a raposa;

...um esquilo;

...um coelho;

...os passarinhos;

...um ninho;

...um avião.




Ao mesmo tempo foi um modo de apresentar e ensinar uma nova canção, cujos versos aqui ficam:



Fui ao jardim e vi um rato,

dançando com um rato,

a cavalo num pato.


A canção é cantada do 1º ao 3º verso e depois repetimos.

A canção é pequena, mas os seus versos proporcionam um grande divertimento e a sua melodia é agradável.


(em 24/11/2009)

21 de novembro de 2009

Indo pelo Mar... com «A Lili e o Jardim da Índia»

E pelo Mar continuamos as nossas viagens ao mundo das descobertas e aprendizagens...

O Mar sempre levou o Homem à aventura, a outros lugares, a outras paragens.

Portugal país de mar, de marinheiros e navegadores «...Deu novos mundos ao mundo...».
Como todos nós sabemos, o navegador Vasco da Gama descobriu o caminho marítimo para a Índia, enviado pelo rei D. Manuel I (nascido em Alcochete).

Mas no caso das crianças da Sala Azul conhecer / descobrir este pedacinho da nossa história, tão significativo para os portugueses e para o mundo, aconteceu pela mão de uma das crianças do grupo. Ao partilhar connosco o livro da história «A Lili e o jardim da índia».

Esta partilha surgiu igualmente da partilha de uma outra história. Uma pequena história de vida, que lhe foi contada pelo seu avô materno. Uma daquelas histórias deliciosas, que só os avós sabem contar aos seu netos.

A partir destas histórias «seguimos uma pequena viagem» até um aspecto importante da História do nosso país. A descoberta realizada por um navegador português, do caminho marítimo para a Índia. O país da personagem Lili.

Aproveitámos para ver no mapa do mundo:

  • Onde fica Portugal e onde fica a Índia.
  • A distância grande entre os dois países.
  • Portugal é um país pequeno e a Índia é um país grande.

Agora até já se sabe, porque temos um centro comercial e a PonteVasco da Gama. A mesma que utilizamos para ir para nossa casa, ou à dos amigos e viajar por exemplo até Melides (como afirmaram algumas crianças).

Também aprendemos as cores da Bandeira de Portugal.



Lili e o Jardim da Índia é um livro de Jeremy Smith da Editorial Estampa.

A mãe da Lili viajou pelo mundo inteiro e plantou um jardim mágico para a filha, repleto de flores belas e exóticas. Na sua primeira aventura, Lili visita o jardim indiano, cujas plantas e flores lhe contam histórias da sua terra natal. No fim do livro há uma secção explicativa das plantas referidas ao longo da história e o lugar que ocupam na cultura indiana. Há também um guia das principais festividades indianas. Ilustrado com os tons dominantes da Índia, este livro relembra as flores indianas e ajuda a revelar a cultura e os costumes deste país extraordinário.

Depois fizemos Pintura


Actividades sobre o mar

Estas são As Poesias , que as crianças escutaram entusiasticamente e As Canções aprendidas:


Poesias Do Mar





Aprender adivinhas partilhadas por uma criança do grupo:












Fotos observadas sobre fauna e flora marinha.

Fotos do mar e de animais atingidos pela poluição, devido a acções do Homem com impacto negativo no meio marinho.














No Dia Nacional do Mar as crianças participaram na actividade:



O Fascinante Mundo Submarino.

A Animação Pedagógica da Zenius veio ao nosso jardim-de-infância e a sua actividade abordou os seguintes aspectos:

- À descoberta do meio marinho!
- A fauna e flora do mar.
- A profundidade e os diferentes habitats.
- Cuidemos dos nossos mares.

16 de novembro de 2009

Dia Nacional do Mar - 16 de Novembro

O Dia Nacional do Mar foi instituído em 1998.

Modelámos e pintámos animais marinhos e algas. Depois com o aproveitamento / a reutilização de material de desperdício construímos o nosso Fundo do Mar com «águas» não poluídas. 


Trabalhos com a dobragem do barco e desenho com canetas de feltro.




Vídeo sobre os Papagaios do Mar na Islândia

Crianças e adultos salvam os papagaios do mar bebés devolvendo-os, quando estes por acidente voam para zonas urbanas, atraídos pelas luzes, ao invés de seguirem na direcção do Mar.
Na Islândia já se tornou uma tradição local salvar estas aves no final de cada Verão. As crianças adoram fazê-lo e assim salvam-se muitas destas aves já há muitos anos.




Vídeo Os Golfinhos - Bebé aprende técnicas de sobrevivência com a mãe.




Vídeo A Vida no Mar e a Acção do Homem.


10 de novembro de 2009

S. Martinho

Como é da tradição celebramos o S. Martinho com as crianças.

























As crianças voltaram a escutar a história e a rever as ilustrações, que elas próprias criaram no contexto da comemoração do Dia Internacional do Livro Infantil (2 de Abril de 2009).

A história A Princesa Gabriela tem um cheirinho a castanhas e a S. Martinho, pois a princesa gosta de assar castanhas na lareira. E mais adiante na história até o lobo come castanhas, entre outras frutas.

As crianças, que participaram na construção da história, que resultou num livro editado pela Sala 3, gostaram de relembrar a sua obra. As crianças, que este ano lectivo ingressaram no grupo, também a apreciaram com muito interesse a história.

Aqui fica ...



A Princesa Gabriela - Crianças -1



As crianças aprenderam...



«P'lo S. Martinho mata o teu porco e prova o teu vinho» - Provérbio



Uma canção...
Canção

I


S. Martinho, S. Martinho dá-me castanhas e sol.

S. Martinho, S. Martinho e um copinho de sumol. - Refrão



II


Tu não vês , ó S. Martinho sou ainda pequenino.

Bebo água e leitinho, mas não posso beber vinho.



Refrão



Escutaram a Lenda de Verão de S. Martinho; Fizeram actividades de expressão plástica...


Hoje puderam comprar castanhas, pois o vendedor esteve na nossa instituição com o carro das castanhas.


Amanhã as crianças puderão assistir à dramatização da Lenda de S. Martinho, pelas crianças da Sala Arco-Íris e ao Teatro de Sombras Chinesas, pelo adultos da «escola».