Ilustrações de Helga Bansch
Quiquiriqui é um pintainho que, por não conseguir resistir ao bolo maravilhoso que a mãe preparou, esquece-se da promessa que tinha feito ao Gato Pelado para que este não o comesse.
Quiquiriqui é uma adaptação livre de um conto tradicional birmanês que fala sobre a necessidade de prestar atenção aos bons conselhos, da importância de cumprir as promessas e da dificuldade que aprender a partilhar implica.
O pintainho provoca a fúria do gato ao não deixar-lhe nada para lanchar, mas a compreensiva Mamã Galinha protegerá o seu pequenino, ajudando-o a sair deste mau bocado e dando-lhe outra oportunidade de aprender a lição.
As ilustrações luminosas, de cores vivas, muito de acordo com o ritmo do texto, contribuem para perfilar com mestria os sentimentos das personagens: a inquietação do pintainho, a ternura da galinha, a fúria do gato...
Esta história trata de valores morais, como já se referiu: aprender a partilhar; aprender a cumprir as promessas; aprender as escutar os conselhos (dos pais / educadores), permitindo ao mesmo tempo falar de sentimentos e emoções como as assinaladas ( inquietação, fúria, ternura).
Estes são aspectos muito importantes e estão a ser tratados / explorados com as crianças, através de conversas à volta da história, do enredo / acção, das personagens.
Também projectámos um trabalho de expressão plástica, que iremos concretizar e partilhar em grupo. Esta foi uma ideia proposta, à qual as crianças aderiram.