Ano Lectivo 2009/2010

O nosso Projecto Curricular de Turma é Cuidar da Terra Aprendendo a Reduzir, Reutilizar e a Reciclar.

3 de junho de 2010

5 de Junho de 2010 - Dia Mundial do Ambiente






MUITAS ESPÉCIES - UM PLANETA – UM FUTURO











Ao Redor do Mundo

"Embora as decisões individuais possam parecer pequenas diante das ameaças e tendências globais, quando milhares de pessoas juntam forças num objetivo comum, podemos fazer uma tremenda diferença. "

Secretário-Geral Ban Ki-Moon






1 - O que é a Vida?

O Princípio da Vida significa respeito e preocupação por todos os seres vivos, quer sejam grandes ou pequenos. Toda a vida é importante, e não apenas a vida humana, por isso devem tratar-se todos os seres vivos com respeito e consideração


2 - O que é a Interligação?

O Princípio da Interligação significa que todas as coisas estão relacionadas umas com as outras. Cada pessoa e cada ser vivo tem as suas próprias qualidades especiais. Todos nós temos um lugar na Terra e todos nós necessitamos uns dos outros.






Clica na imagem do Planeta Terra e da boneca Rosie e escuta a canção, que refere os oito príncipios da Pequena Carta da Terra.



2 significa INTERLIGAÇÃO!
Letra e música de JC Little; arranjos e interpretação de Rosie Emery; traduçäo em português de Säo Monteiro Silva.

De um a oito, A Pequena Carta da Terra
A Terra e Rosie te irão guiar.

DOIS significa que tudo está interligado,
para INTERLIGAÇÃO respeito e cuidado.
Todos são diferentes, e todos têm o seu lugar.
A Terra está interligada com toda a humanidade.

(CORO)
Por isso segue A Carta de um a oito.
DOIS significa INTERLIGAÇÃO, nunca é demasiado tarde.
A Terra e Rosie te irão guiar
A Pequena Carta da Terra é um tesouro a partilhar.

Tu conheces-me, Planeta Terra!
A Vida em mim acontece de muitas formas,
há uma rica variedade de seres vivos.
São uma parte importante da minha vitalidade e da minha beleza.
E totalmente todas estas formas de vida
estão interligadas e ligadas a ti!

(CORO)
Da INTERLIGAÇÃO cuidaremos...



3 - O que é a Família?

O Princípio da Família significa fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para que cada pessoa da família humana seja bem tratada; isso significa que deverás trabalhar com os outros para garantir que todos os meninos e meninas tenham uma casa, água potável para beber, alimentos para comer, uma escola para frequentar e um médico par tratar deles se estiverem doentes.


4 - O que é o Passado?

O Princípio do Passado significa que irás aprender sobre todos os povos que viveram antes de ti, descobrir o que houve de bom nas suas vidas e as dificuldades que tiveram que superar, e utilizar a sua sabedoria para inspirar a tua vida actual.

5 - O que é a Terra?

O Princípio da Terra significa que prometes cuidar da Terra, da água, do ar, do solo e de todos os seres vivos e farás todos os possíveis por viver de uma forma regrada e não gananciosa. A Terra é a casa que partilhamos.

6 - O que é a Paz?

O Princípio da Paz significa que tu prometes viver em paz e que queres cooperar com os outros para resolver conflitos de forma não violenta. No caso de teres um conflito procura soluções que sejam justas para todos.



7 - O que é o Amor?

O Princípio do Amor significa que prometes ser leal e amável com os outros, para incutir confiança naqueles que te conhecem, e compreender as diferentes opiniões das outras pessoas. Significa, também, que serás responsável por todos os teus actos.


8 - O que é o Futuro?
O Princípio do Futuro significa que, durante toda a tua vida, farás o possível para garantir que todos possam viver juntos nesta formosa Terra, com saúde, paz e harmonia, hoje e sempre.


http://www.littleearthcharter.org/





O PLANETA PRECISA DE TI!

---

-----