Ano Lectivo 2009/2010

O nosso Projecto Curricular de Turma é Cuidar da Terra Aprendendo a Reduzir, Reutilizar e a Reciclar.

13 de maio de 2010

O Sono das Crianças - RTP - SERVIÇO DE SAÚDE

Este é um programa com a duração aproximada de 70 minutos, destina-se a um público adulto, mas para quem ainda não o viu, vale a pena fazê-lo. Reflecte aspectos educativos, com especial incidência na importância do sono para as pessoas e, principalmente, na vida das crianças e adolescentes.


1ª parte do Programa




2ª parte do Programa



Seguem-se dois excertos do mesmo programa, que referem duas questões muito concretas: A importância / Necessidade do Sono e Sesta / Sono Nocturno.


A Regularidade e a Quantidade de Horas de Sono das Crianças


DESCRIÇÃO Importância da regularidade e quantidade de horas de sono para as crianças: interferência no ritmo cardíaco, humor, alimentação, sistema hormonal.
Privação do Sono associada a risco cardiovascular, obesidade, hipertensão, cancro, morte sem causa, acidentes, insónia e depressão.






Sesta não Substitui Sono Nocturno


DESCRIÇÃO Telefonema de educadora de infância que diz lidar com crianças de 3 e 4 anos; uma fase em que há uma certa resistência à autoridade dos adultos e ao terem que dormir à noite.
Confessa que muitos pais lhe pedem para retirar o repouso durante a tarde para que eles durmam à noite. Os especialistas salientam que o sono nocturno é insubstituível