Ano Lectivo 2009/2010

O nosso Projecto Curricular de Turma é Cuidar da Terra Aprendendo a Reduzir, Reutilizar e a Reciclar.

1 de fevereiro de 2010

O tempo passa...voa...e uma nova canção

Hoje o 1º dia de Fevereiro foi dia de virar a página do nosso Calendário.
O primeiro mês do ano já passou, o Janeiro já voou.

A Ilustração de Madalena Matoso referente a este novo mês foi retirada do livro Sementes de Música, da editora Caminho. Este mesmo livro, que inclui um CD , existe na nossa sala.


Partindo da página do calendário, das questões temporais, pois o primeiro mês do ano já terminou , iniciando-se um novo mês - o de Fevereiro - e da apreciação da imagem, aprendemos uma canção tradicional e também pudemos escutá-la através do CD.



Dobadoira

Doba, doba, dobadoira doba,

não me enrices a meada;

o novelo `inda está pequeno,

`inda cabe em mão fechada.


(Tradicional)





O adulto explicou e mostrou, com o fio de lã, como se faz um novelo de lã e observámos qual o tamanho do novelo, que cabe em mão fechada como diz a canção. Observámos igualmente tamanhos de novelo, que por serem grandes e não pequenos já não cabiam em mão fechada, mas sim em mão aberta.




Explorámos conceitos de: tamanho (pequeno / grande); aberto / fechado; vocabulário novo (como: meada - enriçar - novelo - dobadoira); como se faz um novelo de lã.



As crianças divertiram-se muito com todo o aspecto lúdico, visual e sonoro, que envolveu a aprendizagem desta nova canção. Aliás fazer um novelo de lã foi um desejo expresso por todas as crianças. Ao concretizar esse desejo,as crianças fizeram um novelo com mais ou menos facilidade (com o apoio do adulto quando necessário). Este pequenos gestos são óptimos para desenvolver a motricidade fina e as crianças estavam mesmo entusiasmadas e envolvidas... foi delicioso observá-las.

Virar a página do calendário e uma pequena canção proporcionaram aprendizagens de uma forma lúdica e rica, que as crianças apreciam e, por isso demonstram o seu entusiasmo.