Ano Lectivo 2009/2010

O nosso Projecto Curricular de Turma é Cuidar da Terra Aprendendo a Reduzir, Reutilizar e a Reciclar.

21 de novembro de 2009

Indo pelo Mar... com «A Lili e o Jardim da Índia»

E pelo Mar continuamos as nossas viagens ao mundo das descobertas e aprendizagens...

O Mar sempre levou o Homem à aventura, a outros lugares, a outras paragens.

Portugal país de mar, de marinheiros e navegadores «...Deu novos mundos ao mundo...».
Como todos nós sabemos, o navegador Vasco da Gama descobriu o caminho marítimo para a Índia, enviado pelo rei D. Manuel I (nascido em Alcochete).

Mas no caso das crianças da Sala Azul conhecer / descobrir este pedacinho da nossa história, tão significativo para os portugueses e para o mundo, aconteceu pela mão de uma das crianças do grupo. Ao partilhar connosco o livro da história «A Lili e o jardim da índia».

Esta partilha surgiu igualmente da partilha de uma outra história. Uma pequena história de vida, que lhe foi contada pelo seu avô materno. Uma daquelas histórias deliciosas, que só os avós sabem contar aos seu netos.

A partir destas histórias «seguimos uma pequena viagem» até um aspecto importante da História do nosso país. A descoberta realizada por um navegador português, do caminho marítimo para a Índia. O país da personagem Lili.

Aproveitámos para ver no mapa do mundo:

  • Onde fica Portugal e onde fica a Índia.
  • A distância grande entre os dois países.
  • Portugal é um país pequeno e a Índia é um país grande.

Agora até já se sabe, porque temos um centro comercial e a PonteVasco da Gama. A mesma que utilizamos para ir para nossa casa, ou à dos amigos e viajar por exemplo até Melides (como afirmaram algumas crianças).

Também aprendemos as cores da Bandeira de Portugal.



Lili e o Jardim da Índia é um livro de Jeremy Smith da Editorial Estampa.

A mãe da Lili viajou pelo mundo inteiro e plantou um jardim mágico para a filha, repleto de flores belas e exóticas. Na sua primeira aventura, Lili visita o jardim indiano, cujas plantas e flores lhe contam histórias da sua terra natal. No fim do livro há uma secção explicativa das plantas referidas ao longo da história e o lugar que ocupam na cultura indiana. Há também um guia das principais festividades indianas. Ilustrado com os tons dominantes da Índia, este livro relembra as flores indianas e ajuda a revelar a cultura e os costumes deste país extraordinário.

Depois fizemos Pintura